PORTO - PORTUGAL


CMIN - CENTRO MATERNO INFANTIL DO NORTE

5
Cliente
Ministério da Saúde
Fase
Concurso publico
Uso
Equipamento de Sáude
Cooperação
Colaboração
Arquitectura
Balonas Projectos, S.A.
Coordenação
André Alves ARQ
Colaboração
Claudia Silva ARQ e Nelson Marques ARQ
Ano
2001

PROPOSTA VENCEDORA

A implantação do edifício novo do CMIN, resultou de uma série de compromissos com as condições dadas pela localização e pelas características do terreno.
Verificou-se que o edifício antigo tem sofrido inúmeros acréscimos realizados com algum descontrolo aparente, resultante naturalmente da falta de espaço e da incapacidade de responder às exigências do dia-a-dia da Maternidade Júlio Dinis. Pretendeu-se, assim, desde o início devolver o edifício antigo da Maternidade Júlio Dinis à sua traça original, o que implicava desde logo a remoção de todos os edifícios entretando construídos no jardim frontal da Maternidade, para retomar a relação axial que ele tinha como o Largo da Maternidade. Por outro lado não se quis perder a sua presença vista do lado da Praça da Galiza.
Assim, a localização do novo edifício do CMIN ficaria condicionada à faixa localizada a Poente deste eixo, e mantendo o alinhamento norte do edifício antigo, de forma a manter a relação deste, com a cidade, a que os habitantes estão habituados. Garantiu-se desde o início que a forma do edifício a construir não prejudicasse essa relação. Para isso a volumetria do novo edifício foi dividido em três partes principais. Abaixo da cota de entrada da Maternidade, a plataforma do edifício novo, constituído por quatro pisos, dos quais os dois superiores são dedicados maioritariamente a serviços hospitalares, e os dois inferiores a estacionamento; Acima desta, um volume de dois pisos dedicados a serviços de ambulatório, recuado relativamente ao edifício antigo da Maternidade, de forma a, garantir não só a anteriormente referida relação com a cidade, como também proporcionar uma área verde de lazer sobre a cobertura da plataforma inferior; e finalmente o edifício do internamento, que terá um piso técnico de desvio de infraestrutras e oito pisos de internamento, que se localizará sobre a plataforma anteriormente referida.

FOTOS DA MAQUETE

PLANTAS DOS PISOS

CORTES E ALÇADOS